quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Amor Vitorioso

Nesta famosa tela do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, chamada de Amor Vitorioso, tendo este nome sido inspirado nos versos de Virgílio, um anjo cupido desvencilha-se dos símbolos terrenos, pisando-os. Esses símbolos representam as forças religiosas e políticas do mundo, sobre as quais triunfa. Ou seja, o amor está acima de tudo isso e seu completo encontro não pode ocorrer sem essa total abstração.

O pênis do cupido foi pintado no centro da tela e no foco do observador, talvez para jogar por terra os inflexíveis dogmas religiosos, ainda mais fortes naquela época, e mostrar a liberdade requerida para se encontrar o Sentimento Maior. O Amor Vitorioso é o amor não-convencional, o amor que impacta frontalmente com o religioso, talvez a promessa de se descortinar a verdadeira essência do amor.

As artes são o que sempre fomos – elevações de nós mesmos que tentam encontrar-nos intactos nas alturas a que chegaram. Entretanto nossa alma evolui mais lentamente. Um dia, por certo, estaremos todos (homens, mulheres) e a arte no mesmo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário