domingo, 12 de janeiro de 2014

O Pequeno Príncipe

Para quem nunca leu este best seller, indico com toda tranquilidade. É um livro infantil escrito para adultos. Repleto de metáforas, o livro relata o modo todo peculiar que o Pequeno Príncipe vive os sentimentos; formas ingênuas, mas profícuas de se entender o que só pode ser entendido com o coração.

À primeira vista é um livro para crianças. Na definição do autor Antoine Saint-Exupéry, ele é um livro urgentíssimo para adultos, o que pode explicar o sucesso estrondoso de vendas em vários países, em várias traduções. Foi publicado em 1943 e conta a história de um piloto de avião que cai no deserto do Saara e lá encontra um príncipe "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário". O príncipe o induz numa viagem filosófica através de analogias em que os sentimentos e vícios humanos são planetas com moradores que mergulham na própria solidão humana tais como o vaidoso que só ouvia elogios; o acendedor de lampiões, fruto de uma disciplina que o tornou fiel ao regulamento; o bêbado que bebia por vergonha além de outros. Porém é na Terra que as mensagens escondidas nas entrelinhas se fazem mais impactantes através dos diálogos entre o Pequeno Príncipe e a raposa.

Abstraia-se das letras que mancham as páginas e pense nas mensagens postas nas entrelinhas. O enredo é apenas um meio para o autor dar o seu recado.

Boa leitura.

Apollo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário